domingo, 10 de fevereiro de 2008

Grammys cumprem 50 anos com Kanye West a liderar

Kanye West é o favorito à edição deste ano, por conta do álbum «Graduation» (2007), indicado para os prémios de «Melhor álbum» e «melhor álbum rap».
Com seis nomeações segue a cantora britânica Amy Winehouse, que editou o álbum «Back to Black», um dos mais vendidos no Reino Unido em 2007.
Foo Fighters, Jay-Z, Rihanna e Paul McCartney também estão nomeados para esta 50/a edição dos Grammy.

Para melhor álbum alternativo foram escolhidos «Alright, still», de Lilly Allen, «Neon Bible», dos Arcade Fire, «Volta», de Bjork, «Wincing the night away», dos Shins, e «Icky Thump», dos White Stripes.

Na categoria de melhor álbum pop foram seleccionados «Lost Highway», dos Bon Jovi, «The Reminder», de Feist, «It Won't Be Soon Before Long», dos Maroon 5, «Memory Almost Full», de Paul McCartney, e «Back to Black», de Amy Winehouse.
Feist, Ledisi, Paramore, Taylor Swift e Amy Winehouse integram a categoria de artista revelação do ano.

Para álbum do ano estão nomeados «Echoes, Silence, Patience & Grace», dos Foo Fighters, «These Days», de Vince Gill,«River: The Joni Letters», de Herbie Hancock, «Graduation», de Kanye West, e «Back to Black», de Amy Winehouse.
Na categoria de melhor álbum de world music, três dos cinco nomeados são brasileiros: a estreante Céu («Céu»), Gilberto Gil («Gil Luminoso») e Bebel Gilberto («Momento»).

Ao longo da noite estão previstas várias actuações, com destaque para o dueto entre Tina Turner e Beyoncé e a presença de Aretha Franklin.
Rihanna, Andrea Bocelli, Feist, Foo Fighters e Alicia Keys também irão actuar.

Para apresentar os vencedores estão confirmadas as presenças de, entre outros, Tony Bennett, Nelly Furtado, Prince, Ringo Starr e Stevie Wonder.

Sem comentários: