quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Fantasporto: 527 sessões em sete cidades

«O Fantas não é só um Festival do Porto». A garantia é dada pela direcção do Festival, que surge este ano entre 25 de Fevereiro e 9 de Março, não só na Invicta, mas também em Braga, Aveiro, Coimbra, Viseu, Gaia, Matosinhos Vila Real. São 359 filmes, com 527 projecções em sete cidades.
Na sessão de abertura, a 25 de Fevereiro, no Teatro do Rivoli, será apresentado o filme «No Country for Old Men», dos irmãos Joel e Ethan Coen. No mesmo dia será inaugurado, na Praça D. João I, o espaço «Cidade do Cinema», onde terão lugar todas as conferências de imprensa e outros eventos de divulgação.

Dorminsky promete dias inesquecíveis: «Haverá uma aposta no glamour, através de um programa de animação permanente e da criação de vários eventos, de que sublinho um concurso de look a likes de grande figuras do cinema».

Aposta no cinema português
Para além das habituais secções competitivas (Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores, e as secções oficiais Première e Orient Express), o Fantas deste ano vai apostar muito no cinema nacional, com uma outra retrospectiva do realizador Fernando Lopes e a exibição de 87 películas portuguesas, para além de trabalhos de fim de curso de estudantes de som e imagem.

Para além disso, será montado um sistema de cinema digital no teatro Sá da Bandeira para projecções destinadas aos mais jovens, sendo desenvolvido, em paralelo, um programa de colaboração com as escolas do Grande Porto.

Sem comentários: