terça-feira, 24 de junho de 2008

Ana Moura anuncia convidados

Beatriz da Conceição, Maria da Fé e Jorge Fernando vão participar nos concertos de Ana Moura nos Coliseus do Porto e Lisboa, a 24 e 26 deste mês, respectivamente, com os quais a cantora pretende recordar o seu percurso musical.

De acordo com a a promotora dos espectáculos, a Vachier e Associados, Beatriz da Conceição é para a fadista «uma das vozes femininas que mais a inspira e respeita», enquanto Maria da Fé foi a principal impulsionadora da sua entrada no mundo do fado, quando estava em vésperas de gravar um disco com uma banda de pop/rock. Quanto a Jorge Fernando, é o autor de diversos temas por interpretados pela artista, como 'Sou do Fado', 'Sou Fadista' e 'Os Búzios', entre outros.

«A ideia é que ao longo do espectáculo, pelo desenho de luz, pela cenografia escolhida, ir contando ao público a minha história e o público ir percebendo meu desenvolvimento como fadista. (...) Parti da ideia de fazer um caminho pela noite, que é o meu ambiente de trabalho e levar o público até ao clarear», afirmou a fadista, em declarações à agência Lusa. «[Beatriz da Conceição e Maria da Fé] são duas senhoras que me inspiram, que são uma referência para mim e com quem me encontro depois de uma noite de fados. (...) O Jorge é a pessoa em quem me apoio, que me estimula e que sempre acreditou em mim, há entre nós uma grande cumplicidade. (...) Ele é o arranjador para os meus concertos, é quem marca os ensaios com os músicos, há uma grande parte criativa que vem dele», completou.

A acompanhar a cantora em palco estarão, ainda, José Manuel Neto (guitarra portuguesa), José Elmiro (viola) e Filipe Larsen (viola-baixo). De referir que nestes dois concertos, a fadista irá já interpretar um novo fado que incluirá no seu próximo álbum cuja data de saída «é ainda segredo».

Recorde-se que o álbum "Para Além da Saudade" rendeu a Ana Moura mais de 50 semanas de permanência na tabela nacional de vendas, bem como um Disco de Platina, o Prémio Amália na categoria de Melhor Intéprete e a nomeação para um Globo de Ouro na mesma categoria. Aquele que é o trabalho mais recente da artista contou com a participação Tim Ries, o saxofonista que acompanha os Rolling Stones nos espectáculos ao vivo, bem como de Fausto, Amélia Muge e do músico espanhol Patxi Andión.

«O meu disco ["Para além da saudade"] continua no top nacional e é Disco de Platina, tenho feito várias digressões - México, Holanda, EUA - e agora os Coliseus, depois de ter esgotado o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, no final do ano passado. De certa maneira é um ano de consagração de um trabalho e o reconhecimento do público a quem estou grata», afirmou a fadista, igualmente em declarações à Lusa.

Sem comentários: