quarta-feira, 21 de novembro de 2007

«Fascínios» entre Goa e Lisboa

A TVI estreia na próxima segunda-feira a telenovela «Fascínios». A história da nova produção em Goa, em 1961, e continua em Lisboa em 2007.

«Fascínios» foi apresentada à comunicação social na terça-feira à noite no Salão de Exposições do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, com a presença de grande parte do elenco.
Durante a noite houve momentos musicais, com Dora e Rita Guerra a interpretarem temas da banda sonora de «Fascínios», entre eles «Encosta-te a Mim», a música do genérico, cantada originalmente por Jorge Palma.
Mas as referências à Índia não podiam faltar. Durante a noite foram apresentadas, pelo grupo Ekvat da Casa de Goa, músicas e danças indianas, depois de se ter visto um pouco do primeiro episódio da telenovela.

O Enredo
Óscar Ventura (personagem interpretada em 1961 por Diogo Amaral, e em 2007 por João Perry) vive os últimos dias da presença portuguesa na Índia com a mulher Kali (Rita Pereira) e os dois filhos, Raul e Lena.
No meio da confusão que se vive no território Kali morre e Óscar tem de fugir para Portugal deixando para trás o filho Raul.

A história dá um salto, e 46 anos depois Óscar Ventura, agora dono de uma cadeia de lojas multimarca - Imperium - volta a casar-se. A noiva é a «vilã» de «Fascínios», Margarida (Alexandra Lencastre).

«É uma vilã atípica que concentra em si vários registos que vão de um extremo ao outro. Ela casa com o Óscar por dinheiro, casa! Mas ela gosta dele, diverte-se genuinamente com ele. Ela é uma jogadora, mas não é uma jogadora profissional», contou Alxandra Lencastre sobre Margarida.

Depois do casamento, a que a filha de Óscar (Helena Laureano) se opõe, os dois partem para a Índia, onde o dono das lojas Imperium aproveita para procurar o filho Raul.

Rogério Samora interpreta Raul, mas o actor garantiu na apresentação que Óscar Ventura não é o pai da sua personagem. Mas mais não disse, porque Raul é «um mistério», embora tenha garantido que ao fim da primeira semana de telenovela se ficará a perceber tudo.

Entre as várias histórias que acabam por se interligar umas nas outras está o amor «quase impossível» entre o português Salvador (Pedro Granger), e a indiana Analini (Mariana Monteiro), «que joga com a regressão, as vidas passadas e almas gémeas que se conhecem há muito tempo», como actor explicou.

Como disse o director-geral da TVI José Eduardo Moniz durante a apresentação: «trata-se de uma aventura que nem nós próprios sabemos onde nos vai levar».

Sem comentários: