sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Rato Mickey celebra 80 anos de emoção e fantasia

«Sentimos que o público, e especialmente as crianças, gostam de animais que são queridos e pequenos. Queríamos algo apelativo e pensámos num pequeno rato que tivesse alguma da esperança de Charlie Chaplin - um tipo pequenote, tentando fazer o seu melhor.» Eis a descrição da premissa que deu origem ao Rato Mickey, nas palavras do seu próprio mentor, Walt Disney.

A componente educativa foi sempre uma das características fundamentais da personalidade do rato mais famoso do mundo, somada ao factor coragem que sempre tentou transmitir aos espectadores nos momentos menos bons, ou não fosse "um filho" da era pré-Grande Depressão e pré-Segunda Guerra Mundial. O traço que lhe daria vida foi sendo sempre aperfeiçoado através da contratação dos melhores criadores, tendo ficado definida a configuração actual no ano de 1939, no título The Pointer.

«Quando as pessoas se riem do Mickey é por ele ser tão humano. É esse o segredo da sua popularidade.» Entre curtas-metragens, tiras e livros de banda desenhada, séries televisivas e longas-metragens, o boneco transcendeu o seu autor, conquistando um clube de amigos universal e o rosto estampado numa infinidade de merchandising.

Sem comentários: