quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Xutos e Pontapés soltam as feras

Os Xutos e Pontapés não vão usar animais ferozes no espectáculo musical circense que comemora o 20º aniversário de um dos seus álbuns mais emblemáticos, Circo de Feras, e que decorre no Campo Pequeno nos dias 8 e 9 de Dezembro.

«Os nossos convidados são feras, já que não temos feras a sério», garantiu Tim na apresentação do concerto aos jornalistas, que decorreu esta terça-feira no recinto. Circo de Feras irá contar com artistas circenses. Entre os presentes estará a bailarina francesa Laurence Jardin e João Paulo Santos, o único português com diploma superior em circo, cujo número mais conhecido é a sua dança num mastro chinês. Os números destes performers serão coordenados pela música dos Xutos, sempre em palco com os seus convidados.

A banda irá também contar com um grupo coral de Gospel para a abertura do espectáculo e com os "Wok", do grupo de percussão "Tocá Rufar", que irão fazer um número musical com os Xutos e Pontapés.

«A ideia de um espectáculo não só musical é fazer algo que nunca fizemos», referiu o vocalista da banda, adiantando que o colectivo ainda está a decidir o que vai levar vestido. Trapezista? Palhaço? Malabarista? «Não sei como vamos vestidos, mas vamos ser a boca do circo», garantiu.
O encenador João Garcia explicou a ideia que está na base deste espectáculo de circo musical: «Queremos dar uma dimensão teatral à ideia subjacente ao disco, personagem à margem da sociedade à procura de singrar, alguém que vive entre a realidade e o sonho. Neste espectáculo, queremos fazer a ponte entre ambos. Queremos comemorar o que os Xutos conquistaram nestes últimos 20 anos. Eles mudaram as pessoas com estas músicas.»

Tim confessa que quando o disco saiu não tiveram a mais pequena noção do que aquelas músicas viriam a representar na carreira da banda. «Na altura, não tive consciência do que se estava a passar. O Circo de Feras foi uma revolução na nossa vida». Nas palavras do guitarrista Zé Pedro, o que se pretende neste espectáculo é que seja em si também uma revolução, «algo único e irrepetível».

Xutos apresentam novas músicas
O alinhamento musical do espectáculo ainda não é conhecido mas é certo que a banda aproveitará o momento para apresentar «duas ou três» músicas novas. Os Xutos adiantaram, no entanto, aos jornalistas que, além das músicas do CD Circo de Feras, o público pode contar com «Pêndulo», «Desemprego», «Desejo», «A minha Casinha», «Sou bom», e «Aventura homossexual com o General Custer».

Circo de Feras foi o terceiro disco da banda que, em 1987, lançou temas míticos como «Contentores», «Vida Malvada», «Circo de Feras», «Não sou o único» - verdadeiros hinos intemporais na música portuguesa.

Zé Pedro avançou ainda que o espectáculo será gravado em DVD.

Sem comentários: